Nós professores ou futuros professores precisamos estar incessantemente em busca de aliados para o bem fazer educacional.Este bem fazer , compreendido como numa relação de troca constante com os alunos. Contribuindo desta forma para a formação de visao crítica e de sujeito ativo socialmente.Hoje, um dos espaço de interatividade mais utilizado pelos estudantes é a internet.Uma vez que a internet é o espaço tão acessado por nossos alunos, como pode nós professores nos abster de conhecer ? Navegar pelo desconhecido não é uma tarefa muito fácil, afinal de contas o novo muitas vezes nos amedronta, mas é preciso compreender que:
“as ferramentas disponíveis no ciberespaço (e-mail, www, chats, muds, simulações) estimulam de certa maneira um comportamento hipertextual, seja da parte dos professores, seja da parte dos alunos. Esse comportamento corresponde à passagem da forma um-todos de transmissão de informações (emissor-massa/ professor-alunos) para um sistema pedagógico de tipo todos-todos (emissor é receptor e vice-versa; professor é orientador/problematizador e o aluno é mais autônomo)”
O fazer deste Blog, por exemplo é, certamente a quebra de parte de um bloqueio de “resistência” à tecnologia e, obviamente, uma tomada de consciência que do ciberespaço não temos só o que retirar, mas também socializar informações, a partir de trocas constantes, faz toda a diferença.Como nós professores queremos facilitar o crescimento intelectual e outros da vida dos estudantes sem nem mesmo termos abertura para interagir com o espaço mais visitado por eles? As novas configurações moldais de ensino também é um desafio para o professor, a exemplo da Educação à Distancia (EAD). Esta é uma prova de que a internet torna-se cada vez mais um ciberespaço indespensável para a educação. Desta forma, inferimos que a a modalidade de ensino EAD deixará cada vez mais o mercado a procura de profissionais capacitados e abertos para a interação com o Ciberespaço, pois enquanto nao houver uma compreensão e, mais do que isso, uma ato de prontidão para desafiar as amarras de resistência à tecnologia, a “interatividade, navegabilidade, intra-textualidade, inter-textualidade, multivocalidade, sem falar logicamente da parte estética”, estará comprometida.
Fabiana Campos
Referência:
LEMOS, André ; CARDOSO, Claúdio; PALACIOS, Marcos.Uma sala de aula no ciberespaço: reflexões e sugestões a partir de uma expereriencia de ensino pela internet.
http://www.andrelemos.info/artigos/sala.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário